EXERCÍCIO

Treinamento de Coordenação de Busca e Salvamento é realizado em Foz do Iguaçu

Exercício em conjunto entre Brasil, Argentina e Paraguai visa aprimorar resgates de acidentes aéreos nas fronteiras
Publicada em: 28/07/2023 07:30
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Fernanda Pereira
Edição: Agência Força Aérea

Exercício internacional realizado em conjunto entre Brasil, Argentina e Paraguai, de 24 a 27 de julho, a Operação SAREX 2023 teve como sede o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI). O treinamento consistiu em simulados de resgates em casos de acidentes aéreos.

"Tendo em vista a necessidade de uma melhor coordenação, em caso de um acidente aeronáutico na Tríplice Fronteira, este exercício tem como finalidade desenvolver uma otimização de procedimentos e atividades, visando sempre o melhor atendimento ao Serviço de Busca e Salvamento (SAR) na região. Trata-se de uma oportunidade de intercâmbio operacional e estreitamento dos laços de amizade entre os países participantes", explicou o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai (MTAB), Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, que realizou a abertura do exercício.

O evento contou com a participação de representantes do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 2), da MTAB, da Dirección de Aeronáutica Civil (DINAC) do Paraguai e da Empresa Argentina de Navegación Aérea (EANA). Ao longo do treinamento, foram realizados simulados de acidentes aéreos no território de cada país.

"Receber o primeiro Exercício SAREX nas nossas instalações é um motivo de satisfação e orgulho para o DTCEA-FI. Ficamos gratos pela oportunidade e felizes com a presença dos amigos dos países vizinhos”, afirmou o Comandante do DTCEA-FI, Major Aviador Olívio Martini Marangon.

 

Fotos: DTCEA-FI